Tecnologias de Informação e Comunicação
Não é fácil a inserção das
Tecnologias de Informação e Comunicação, as chamadas TIC, na escola, essa
inserção está acontecendo aos poucos e com isso surge questões como. Quais são
as formas mais eficazes de utiliza-las. Se proporcionam novas formas de aprendizagem,
entre outras.Logo percebeu que essas
perguntas também não eram suficientes e que deveria perceber se as TIC trariam
outros objetivos e novas formas de trabalho.As escolas trouxeram o
Ensino assistido por Computadores (EAC), que o computador passa o conteúdo como
fosse um “professor”, com intuito de verificar até que ponto os alunos aprendem
o conteúdo.Mas verificou que o EAC
apenas foi uma forma de memorização e repetição que não construía valores e
conhecimentos, diferente do ensino com professor.Há uma outra perspectiva
sobre as TIC que diz sobre a alfabetização em informática que a ideia era
utilizar como um objeto de ensino, como um livro por exemplo. E colocando as
tecnologias, criando uma disciplina a mais na grade curricular. Também a
perspectiva de seu uso como ferramenta.Enfim as novas tecnologias
surgem como uma ferramenta para ser usada com criatividade, utilizada tanto
como atividade de projeto como um recurso para aprendizagem.Nenhuma dessas visões se
efetivou fielmente, não podendo mostrar qual é o real papel das TIC. Com o
grande crescimento das novas tecnologias conhecer o papel da TIC se torna algo
indispensável.Porem para de fato inserir
as TIC na educação deve primeiramente haver acesso a elas na sociedade, que as
pessoas já vivam e trabalhem com ela. E que os professores exerçam o papel
fundamental no processo educativo.
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