sábado, 19 de julho de 2014

Tecnologias de Informação e Comunicação

Não é fácil a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação, as chamadas TIC, na escola, essa inserção está acontecendo aos poucos e com isso surge questões como. Quais são as formas mais eficazes de utiliza-las. Se proporcionam novas formas de aprendizagem, entre outras.Logo percebeu que essas perguntas também não eram suficientes e que deveria perceber se as TIC trariam outros objetivos e novas formas de trabalho.As escolas trouxeram o Ensino assistido por Computadores (EAC), que o computador passa o conteúdo como fosse um “professor”, com intuito de verificar até que ponto os alunos aprendem o conteúdo.Mas verificou que o EAC apenas foi uma forma de memorização e repetição que não construía valores e conhecimentos, diferente do ensino com professor.Há uma outra perspectiva sobre as TIC que diz sobre a alfabetização em informática que a ideia era utilizar como um objeto de ensino, como um livro por exemplo. E colocando as tecnologias, criando uma disciplina a mais na grade curricular. Também a perspectiva de seu uso como ferramenta.Enfim as novas tecnologias surgem como uma ferramenta para ser usada com criatividade, utilizada tanto como atividade de projeto como um recurso para aprendizagem.Nenhuma dessas visões se efetivou fielmente, não podendo mostrar qual é o real papel das TIC. Com o grande crescimento das novas tecnologias conhecer o papel da TIC se torna algo indispensável.Porem para de fato inserir as TIC na educação deve primeiramente haver acesso a elas na sociedade, que as pessoas já vivam e trabalhem com ela. E que os professores exerçam o papel fundamental no processo educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário